FUNDAMENTOS
Satisfação dos Stakeholders Performance teste
A métrica
O SSPerform está fundamentado na teoria dos stakeholders que tem suas raízes em 1984 com a publicação, pelo acadêmico Edward Freeman, do livro Strategic Management: A stakeholder Approach. Mais tarde, Freeman et al. (2010), publicam o artigo: Stackholder Theory: The State of the Art.
In essence, stakeholder theory defines that the purpose of a business is to create value for all stakeholders (employees, customers, suppliers, communities, and financiers, among others).
Freeman, à época, se contrapôs a afirmação de Milton Friedman, ganhador do prêmio Nobel de economia, que em 1970 publicou um artigo na Harvard Business Review em que propunha que o objetivo das empresas é trazer retorno financeiro aos proprietários e acionistas (os shareholders da empresa). Esta visão de Friedman norteou os princípios do capitalismo por décadas.
Outros autores e entidades também contribuíram com a evolução dos princípios do capitalismo.
Elkington (1998) propôs que em adição aos financeiros fossem também considerados os resultados da sustentabilidade (sociais e ambientais), base dos atuais preceitos ESG.
A entidade americana Business Roundtable (BRT), em agosto de 2019, em linha com os postulados de Freeman, anunciou seu compromisso pela satisfação dos stakeholders.
Com esse compromisso, assinado por 181 CEO’s das maiores empresas americanas, globais, o viés socioambiental do capitalismo representado pela satisfação de todos os stakeholders passou a se ancorar em poderosa aliada.
No other association in the world brings together, interacts with and can satisfy the interests of such a large and diverse number of stakeholders.
A BRT reúne milhões de empregados e clientes, milhões de micro a grandes fornecedores de P&S, milhares de comunidades atendidas, além do que, incontáveis entidades sociais são beneficiadas por essa imensa rede.
In turn, the performance indicators were updated over time to reflect the purpose of capitalism and companies’ objectives.
Until the early 1990s, when Friedman's ideas prevailed, performance was measured only by financial metrics.
It is known that the work of Kaplan & Norton (1992) was a milestone in the business measurement system.
At that time, these authors introduced the Balanced Scorecard (BSC) concept and, since then, dozens of unprecedented business performance indicators, including intangible metrics, have been used by companies in addition to financial ones.
There is currently a massive use of key performance indicators (KPIs) that are different and independent of each other.
To designate the performance of a certain area of the company, a set of correlated indicators is necessary.
Em outras palavras, um conjunto de indicadores de qualidade precisa ser aplicado para indicar a qualidade de P&S, outros conjuntos para indicar a performance da empresa em segurança do trabalho, ou satisfação do cliente, e assim por diante.
No entanto, medir a performance geral ainda é uma questão sem resposta.
Assim, preenchendo essa lacuna, a satisfação dos stakeholders é proposta como uma métrica única para avaliar a performance geral de uma empresa.
Essa proposição leva em consideração a clara evolução do conceito de objetivo corporativo centrado na satisfação dos acionistas (shareholders) para a satisfação de todos os stakeholders e se baseia no fato de que, na perspectiva dos stakeholders, uma empresa tem performance boa ou ruim na medida em que suas necessidades estão sendo ou não satisfeitas. Portanto, sendo a satisfação dos stakeholders assumida como princípio ou pressuposto natural da performance, ela já está sancionada pela maioria, como todo princípio ou pressuposto de qualquer fenômeno deve estar.
Os dados aqui relatados, por si só, eliminam qualquer dúvida de que a satisfação dos stakeholders se consolidará como o objetivo central das empresas, isto é, como novo formato do capitalismo das próximas décadas.
Nesse sentido, o SSPerform se alinha aos mais recentes preceitos de gestão, sua aplicação promove o aprendizado individual e se configura numa excelente ferramenta para gestores que desejam avaliar e entender a overall performance de sua empresa, assim como implementar melhorias por meio de práticas e valores que constituem uma eficiente performance culture.
Study references
Para acesso aos estudos acadêmicos que deram origem ao SSPerform, acesse a tese de doutorado
(https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/2755008502534824.pdf) e artigo científico (https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpot/article/view/24315) do autor.